quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PORQUE JEOVÁ REJEITOU A OFERTA DE CAIM

 

 

 

 

 

 PORQUE JEOVÁ REJEITOU A OFERTA DE CAIM

 

Existem algumas explicações sobre isso, comentaremos duas e faremos a nossa exposição.
A primeira e mais simples, foi que Abel ofereceu para JEOVÁ a sua "melhor" ovelha(Hb.12:24),fez de uma forma excelente; Já Caim ofereceu fruto da terra, de qualquer maneira, não teve vontade em agradar JEOVÁ.
A outra explicação, é que o primeiro "sacrificio" foi feito por JEOVÁ(Gn.3:21);Adão e Eva estavam vestidos de "folhas de figueira", à morte entrou de fato no "mundo", os primeiros obter a morte física foram os animais, Adão morreu Espiritualmente(Gn.3:10) e depois fisicamente(Gn.5:5); esses primeiros animais que JEOVÁ sacrificou, para fazer túnicas de peles para vestir Adão e Eva, indica o primeiro sacrificio, depois JEOVÁ instruiu a Adão a fazer isso, para remissão de pecados; Adão instruiu seus filhos sobre como deveria ser feito esses "sacrificios", assim sem derramamento de sangue não há remissão de pecados(Hb.9:22), devido a isso, a oferta de Caim não foi aceita, para mim, tem muita "especulação", fica difícil aceitar.
      Quando observamos apenas o livro Gênesis, é comum pensar que Caim foi induzido por JEOVÁ a matar seu irmão, uma vez que JEOVÁ é o Todo-Poderoso e Caim apenas uma "Alma", que não suportou a rejeição(Gn:4:5), Mas quando observamos, 1João 3:12 e Judas 1:11, vemos que Caim tinha uma tendencia para a maldade, ou seja, Satanás lhe influenciava; no entanto o Apostolo Paulo, diz que não havendo lei, não existe pecado(Rm.5:13), com isso, as ofertas de Caim e Abel, não poderiam ser para remissão de pecados, pois não havia nenhuma proibição, agora em Gn.4:6,7; JEOVÁ diz a Caim: "Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito", então a oferta de Caim não foi bem feita; além disso por Hebreus 11:4, temos que a oferta de Abel foi maior do que a de Caim, logo a oferta de Caim foi feita de "qualquer maneira", por isso foi rejeitada; também, Abel tinha dom de profecia(Lc. 11:50;51), isto é, ele conhecia as vontades de JEOVÁ(Amós 3:7), Caim deveria ter lhe pedido orientação; agora o Apostolo Paulo disse que todos temos dons(1Corintios 7:7), logo não podemos admitir que JEOVÁ foi injusto com Caim, não lhe dando nenhum dom(Rm.9:14)
; JEOVÁ lhe disse ainda:E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar;JEOVÁ já sabia suas intenções, por isso lhe avisou,você deve dominar o seu desejo, ou seja, agora ele recebe uma ordem indireta de JEOVÁ,"você não pode fazer, o que você esta com vontade de fazer"; se ele tivesse ao menos vontade de ser Espiritual como Jacó(Gn.25:31;Gn.32:26);ele teria conseguido, ter domínio próprio; muitas vezes JEOVÁ não fala conosco claramente, devemos interpretar," se não fosse assim o próprio Faraó teria entendido seus sonhos(Gn.41:1-8) e JOSÉ APODRECERIA NA PRISÃO"; assim quando Caim matou seu irmão, ele de fato, desobedeceu uma ordem indireta de JEOVÁ, isto é, aconteceu uma transgressão(Rm 5:13).
JEOVÁ não teve prazer, nas atitudes de Caim, porque JEOVÁ não tem preferências pessoal(Deut.10:17;Rm.9:14), Ele quer que todos se "salvem"(Tm.2:4), mas Ele ama os que lhe amam(Pv.8:17).

       



Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

1 Coríntios 2:14

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Gênesis 3:3

 

 E fez o JEOVÁ Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Gênesis 3:21

 

E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta a JEOVÁ.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
E JEOVÁ disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
Gênesis 4:2-7

 

Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?
Eclesiastes 7:13

 

Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?
Isaías 45:9


Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.

 Romanos 5:13

 

Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Efésios 6:16

 

  JEOVÁ quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
1 Timóteo 2:4

 

E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
Hebreus 9:22

  Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
Hebreus 11:4

E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Hebreus 12:24

     

  Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
1 João 3:12

 

Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
Judas 1:11

  Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado;

Desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração.

Lucas 11:50;51

Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.

Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
Romanos 9:13-14


 

 

...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
Mateus 12:36.
Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.
Marcos 13:31-32